quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Dança dos Orixás - Formação e Pesquisa em Artes Cênicas e Cultura Afro-brasileira

Apresentação:

O projeto consiste na realização de aulas de Dança dos Orixás, baseadas na Antropologia Teatral, com o foco na formação de artistas e personificadores de Arte Cênica.

O objetivo em se trabalhar com  Dança dos Orixás é proporcionar que o artista reflita a respeito da dança como fazer artístico, ético e estético, além de subsidiar, através do diálogo com a Antropologia Teatral, o trabalho do ator.

Pretende-se utilizar a Dança dos Orixás como recurso criativo, dramatúrgico e técnico para atores e bailarinos. Deste modo, além de expor ao público-alvo uma possibilidade de técnica das artes cênicas, busca-se também introduzir o conhecimento da mitologia dos Orixás, proveniente das religiões afro-brasileiras (Umbanda e Candomblé).

Este trabalho seria baseado na metodologia trabalhada pelo Mestre Augusto Omolu (1962 - 2013), denominada "Dramaturgia da Dança dos Orixás", trabalho que foi o objetivo de pesquisa de Tauane Alamino desde 2011.

Trabalhando com disciplina e seriedade, é um trabalho que pode conduzir atores à pré-expressividade.

Independente da crença do indivíduo, a Dança dos Orixás pode ser um procedimento de trabalho eficaz, justamente pelo fato de os orixás serem figuras arquetípicas. Mesmo que o indivíduo não conheça o Candomblé e seus orixás, a partir do momento que o mestre descreve os elementos que os orixás representam, quem eles são dentro dessa cultura e suas histórias, naturalmente, o movimento da dança não poderá ser o mesmo.
De acordo com Mestre Augusto, "a postura corporal é um critério estético fundamental no delineamento da corporeidade do orixá", porque para executar os movimentos da dança, o ator-bailarino deve ter conhecimento da gestualidade e daquilo que ela significa, e este processo é longo e cansativo, mas também muito prazeroso.

Justificativa:

Entende-se que a relevância de disseminar a Dança dos Orixás, por ser um caminho de aprendizado, tanto do fazer teatral, como das tradições religiosas afro-brasileiras. É necessário ressaltar que nesse caso as religiões são abordadas de um ponto de vista cultural, independente da crença do artista ou aprendiz, é importante ter contato com este tipo de manifestação, pois apesar de terem sido impregnadas pelo preconceito trazido com a tradição europeia, são um rico patrimônio que não pode ser negligenciado. Em longo prazo, isso proporcionaria não só o interesse artístico, mas também uma valorização da cultura nacional e desconstrução do preconceito carregado contra a cultura afro.

A intenção em lecionar a Dança dos Orixás é, principalmente de disseminar essa metodologia de trabalho que apesar de se basear em tradições, ainda é nova e pouco explorada no meio artístico e pouco difundida no Brasil.

Tauane Alamino é atriz, atuou em grupos de São José do Rio Preto desde 2004, e manteve direção de produção da Trupe Gato e Sapato até 2012. É graduada em Artes Cênicas pela UEL - Universidade Estadual de Londrina, e vem pesquisando os "Arquétipos da Umbanda para o trabalho do ator" e a "Dança dos Orixás" desde 2011, através de cursos com pesquisadores da área, incluindo o Mestre Augusto Omolú, principal referência para o trabalho proposto.

Mestre Augusto Omolu foi o ator-bailarino que desenvolveu e disseminou pelo mundo a corrente de trabalho que se chama “Dramaturgia da Dança dos Orixás”. Promovendo uma “transfiguração da dança religiosa para a dança artística” e possibilitou a partir de seu histórico de bailarino e religioso, consagrar uma metodologia de preparação do artista cênico.

O trabalho se baseia nos símbolos dos orixás, como informação de uma cultura que tem raiz afro-brasileira, e não a religião, esta não deve ser misturada com outra referência qualquer. No trabalho com os orixás o foco está na energia, na força e na informação a respeito de sua mitologia, nas relações com a natureza e o cotidiano.

Objetivo Geral:

O projeto visa apresentar a técnica da “Dança dos Orixás” como recurso expressivo e pré-expressivo.

Objetivos Específicos:

Trabalhar conceitos a respeito da Dança dos Orixás partindo do pressuposto de que esta é uma dança-teatro, e também mostrar a possível conexão dos “códigos corporais de cada Orixá” com os conceitos da Antopologia Teatral, desenvolvidos por Eugenio Barba para definir as diversas técnicas e exercícios de utilização particular da presença cênica e dinamismo do ator.

Público alvo:

O curso se destina a atores, bailarinos, estudantes e interessados em aprofundar conhecimentos a repeito das artes cênicas.

Resultados previstos:

O principal resultado esperado é que aos poucos, o artista cênico brasileiro reconheça o valor das raízes culturais afro-brasileiras e deste modo, por meio da Antropologia Teatral, cada artista busque seu repertório corporal através das referências que já possui, e deste modo construir uma rotina de trabalho que lhe agrade e proporcione recursos para alcançar um objetivo em comum: a pré-expressividade.
E isso não exclui a possibilidade de criação a partir das ações propostas pela Dança. Também pode ser usada como recurso expressivo, estabelecer relações baseadas na mitologia dos Orixás, nas suas qualidades de elementos, características de intensidade, fluxo e intenções. O modo como essa técnica será utilizada fica a critério do artista.

Estratégia de ação:

A oficina pode ser aplicada a grupos já formados, em processo de trabalho, ou em turmas inscritas, dependendo do interesse do contratante.
O tempo mínimo para a apresentação da “Dança dos Orixás” deve ser de 15h horas, preferencialmente distribuídas em 5 encontros.
Caso haja disponibilidade maior de encontros, o aprofundamento evidentemente será maior.
Cronograma, quantidade de público e orçamento deverão ser acordados posteriormente.

Contato:
TAUANE ALAMINO
tauanealamino@outlook.com
tauanealamino7@gmail.com
(17)9125-5789/3229-3265


Workshop
Datas: 9 - 16 - 23 - 30 de Agosto de 2013.
Local: Casa de Cultura Dinorath do Valle
Horário: das 19 às 22h

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