sábado, 1 de outubro de 2011

O TEATRO - Teatro Expressionista

Começou na Alemanha no período de 1914 a 1924 e influenciou o movimento modernista em todo o mundo.

Suas principais características são: o que se representa não é o que o artista vê, mas as associações e reações que surgem em seu espírito; a idéia é o elemento dominante; todos os elementos da cena podem ser exagerados ou distorcidos para reforçar a idéia; dá forma a associações subjetivas; é do artista para o mundo exterior; expressão de desordem espiritual; estado de desespero; tudo em situação caótica.

Vsevolod Meyerhold  foi o grande teórico e prático do expressionismo. Foi aluno e trabalhou com Stanislavski no Teatro de Arte de Moscou. Opôs-se ao realismo e ao tentar uma nova forma de fazer teatro esbarrou na falta de preparo de seus atores. Elaborou então um treinamento para o ator que ele chamou de biomecanismo. Afirmava que o ator deve ser treinado por meio de exercícios físicos para ter agilidade, força, uma perfeita expressão corporal junto com uma técnica perfeita de representação.

Johan Strindberg (1849-1912) é considerado o precursor do expressionismo, nascido na Irlanda.  Grande influencia sobre os expressionistas com sua peça “O sonho”, onde destruía limitações tempo, espaço e lógica convencional para adotar o ponto de vista de quem está dentro de um sonho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário