A dramaturgia de Bertolt Brecht (Dramaturgo, romancista, roteirista e poeta alemão, revolucionou o idioma alemão e o teatro moderno, transformando o drama antes subjugado pela influência de Goethe) é oposta ao surrealismo e ao Teatro Realista convencional, é um Teatro Épico, político e ligado ao socialismo com características Anti-aristotélicas.
Épico é tudo aquilo que diz respeito à Epopéia: relato poético de aventuras grandiosas de um ou vários heróis, inspiradas na história, na imaginação ou em mitos e lendas.
O Épico de Brecht com intenções políticas trata de um herói surrado e batido, que deve ser analisado com lógica e bom senso, com distanciamento das emoções e, se necessário, contestado e criticado pelo espectador.
Brecht resumiu da seguinte forma as diferenças básicas encontradas no seu Teatro Épico em relação ao drama tradicional:
FORMA DRAMÁTICA DO TEATRO | FORMA ÉPICA DO TEATRO |
Ativa | Narrativa |
Envolve o público numa ação cênica | Não envolve / Público como observador |
Exaure-lhe a atividade na catarse | Estimula o publico a ação |
Permite-lhe sentimentos | Arranca-lhe decisões |
Proporciona emoções | Proporciona noções |
O público é admitido numa ação | O público é colocado em frente a uma ação |
O público é submetido a sugestões | O público é submetido a argumentos |
As sensações são respeitadas | Sensações impelidas até a plena consciência |
Pressupõe o homem um ser conhecido | O homem como objeto de indagações |
O homem é imutável | O homem é mutável e modificador |
Tensão relativamente ao êxito | Tensão relativamente ao andamento |
Uma cena serve a outra | Cada cena tem vida própria |
Progressão | Montagem |
Curso linear dos acontecimentos | Não linear / Por curvas |
Evolução obrigada | Evolução por saltos |
O homem como dado fixo | O homem como processo em andamento |
O pensamento determina a existência | A existência social determina o pensamento |
Sentimento | Razão |
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