segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O TEATRO - Teatro Épico

A dramaturgia de Bertolt Brecht (Dramaturgo, romancista, roteirista e poeta alemão, revolucionou o idioma alemão e o teatro moderno, transformando o drama antes subjugado pela influência de Goethe)  é oposta ao surrealismo e ao Teatro Realista convencional, é um Teatro Épico, político e ligado ao socialismo com características Anti-aristotélicas.

Épico é tudo aquilo que diz respeito à Epopéia: relato poético de aventuras grandiosas de um ou vários heróis, inspiradas na história, na imaginação ou em mitos e lendas.

O Épico de Brecht com intenções políticas trata de um herói surrado e batido, que deve ser analisado com lógica e bom senso, com distanciamento das emoções e, se necessário, contestado e criticado pelo espectador.

Brecht resumiu da seguinte forma as diferenças básicas encontradas no seu Teatro Épico em relação ao drama tradicional:


FORMA DRAMÁTICA DO TEATRO
FORMA ÉPICA DO TEATRO
Ativa
Narrativa
Envolve o público numa ação cênica
Não envolve / Público como observador
Exaure-lhe a atividade na catarse
Estimula o publico a ação
Permite-lhe sentimentos
Arranca-lhe decisões
Proporciona emoções
Proporciona noções
O público é admitido numa ação
O público é colocado em frente a uma ação
O público é submetido a sugestões
O público é submetido a argumentos
As sensações são respeitadas
Sensações impelidas até a plena consciência
Pressupõe o homem um ser conhecido
O homem como objeto de indagações
O homem é imutável
O homem é mutável e modificador
Tensão relativamente ao êxito
Tensão relativamente ao andamento
Uma cena serve a outra
Cada cena tem vida própria
Progressão
Montagem
Curso linear dos acontecimentos
Não linear / Por curvas
Evolução obrigada
Evolução por saltos
O homem como dado fixo
O homem como processo em andamento
O pensamento determina a existência
A existência social determina o pensamento
Sentimento
Razão

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