segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Dia 30 de Agosto de 2013 – Parte I

Elemento terra: Oxóssi.

Assentos de Oxóssi e Ossain, no candomblé do Ile Ase Ijino Ilu Orossi
Oxóssi é o orixá da caça e da fartura. É identificado no jogo do merindilogun pelo odu obará e representado nos terreiros de candomblé pelo igba oxossi.

Etimologia
Oxossi veio de iorubá Òşóòsì.

África
Pierre Verger, em seu livro Orixás, diz que o culto de Oxóssi foi praticamente extinto na região de Ketu, na Iorubalândia, uma vez que a maioria de seus sacerdotes foram escravisados, tendo sido enviados à força para o Novo Mundo ou mortos.
Aqueles que permaneceram em Ketú deixaram de cultuá-lo por não se lembrarem mais como realizar os ritos apropriados ou por passarem a cultuar outras divindades.

Brasil
Durante a diáspora negra, muitos escravos que cultuavam Oxóssi não sobreviveram aos rigores do tráfico negreiro e do cativeiro, mas, ainda assim, o culto foi preservado no Brasil e em Cuba pelos sacerdotes sobreviventes e Oxóssi se transformou, no Brasil, num dos orixás mais populares, tanto no candomblé, onde se tornou o rei da nação Ketú, quanto na umbanda, onde é patrono da linha dos caboclos, uma das mais ativas da religião.
Seu habitat é a floresta, sendo simbolizado pela cor verde na umbanda, e recebendo a cor azul clara no candomblé, mas podendo usar, também, a cor prateada nesse último. Sendo assim, roupas, guias e contas costumam ser confeccionadas nessas cores, incluindo, entre as guias e contas, no caso de Oxóssi e, também, seus caboclos, elementos que recordem a floresta, tais como penas e sementes.
Seus instrumentos de culto são o ofá (arco e flecha), lanças, facas e demais objetos de caça. É um caçador tão habilidoso que costuma ser homenageado com o epíteto “o caçador de uma flecha só”, pois atinge o seu alvo no primeiro e único disparo tamanha a precisão. Conta a lenda que um pássaro maligno ameaçava a aldeia e Oxóssi era caçador, como outros. Ele só tinha uma flecha para matar o pássaro e não podia errar. Todos os outros já haviam errado o alvo. Ele não errou, e salvou a aldeia. Daí o epíteto “o caçador de uma flecha só”.
Come tudo quanto é caça e o dia a ele consagrado é quinta-feira.
Ode Ibualama, é uma das maiores qualidades de Oxóssi (qualidade do Oxóssi de Mãe Stella de Oxóssi), marido de Oxum Ipondá e pai de Logunedé. Como os demais Oxóssis é caçador, rei de Ketú e usa ofá (arco e flecha), mas se veste de couro, com chapéu e chicote.
Um Oxóssi azul, Otin, usa capanga e lança. Vive no mato a caçar. Come toda espécie de caça, mas gosta muito de búfalo.
Oxossi é a expansão dos limites, do seu campo de ação, enquanto a caça é uma metáfora para o conhecimento, a expansão maior da vida. Ao atingir o conhecimento, Oxóssi acerta o seu alvo. Por este motivo, é um dos Orixás ligados ao campo do ensino, da cultura, da arte. Nas antigas tribos africanas, cabia ao caçador, que era quem penetrava o mundo “de fora”, a mata, trazer tanto a caça quanto as folhas medicinais. Alem, eram os caçadores que localizavam os locais para onde a tribo poderia futuramente mudar-se, ou fazer uma roça. Assim, o orixá da caça extensivamente é responsável pela transmissão de conhecimento, pelas descobertas. O caçador descobre o novo local, mas são os outros membros da tribo que instalam a tribo neste mesmo novo local. Assim, Oxóssi representa a busca pelo conhecimento puro: a ciência, a filosofia. Enquanto cabe a Ogum a transformação deste conhecimento em técnica.
Apesar de ser possível fazer preces e oferendas a Oxóssi para as mais diversas facetas da vida, pelas características de expansão e fartura desse orixá, os fiéis costumam solicitar o seu auxílio para solucionar problemas no trabalho e desemprego. Afinal, a busca pelo pão de cada dia, a alimentação da tribo, costumeiramente cabe aos caçadores.
Por suas ligações com a floresta, pede-se a cura para determinadas doenças e, por seu perfil guerreiro, proteção espiritual e material. É o senhor da inteligência, do conhecimento, da sabedoria e da curiosidade, dizem os mais antigos que Oxóssi é o único orixá que conhece o segredo do mundo fora os Funfuns e Onilé, pois quebrou todos os tabus do mundo, por isso nada passa descorrido pos Oxóssi.
Oxóssi seu nome, que deriva de Òsóòsí, que significa “Feiticeiro da esquerda” ou simplesmente “Feiticeiro”, pois Oxóssi é um grande e apto feiticeiro, aprendeu a lidar com as magias das folhas, dos animais e da natureza, e também após ter descoberto os segredos das Iyámi – Òsóòróngá. Seu nome também pode derivar de Òsò Wúsí que significa “Caçador ou Guardião Popular”, após ter matado um dos pássaros das Eleyés e ter livrado o povo de Ketú do feitiço, razão pela qual se tornou o rei e soberano de Ketú. Também sendo chamado de Odé, Orixá Odé, que seria o Caçador.

Arquétipo
As pessoas consideradas filhas de Oxóssi são alegres, expansivas, preferem agir á noite, como os caçadores. São faladores, égeis e de raciocínio muito rápido. Sabem lutar e alcançar o que almejam, como que lançando uma flecha e acertando o alvo. Sabem se controlar, mas quando raivosos, ferem as pessoas com palavras e atitudes, como se fosse dada uma flechada. Quando amam, são zelosos e fiéis, não toleram ser enganados. São muito trabalhadores e honestos.

Qualidades de Oxóssi
Koifé
Otin
Òdéarólé
Akeran
Ajayipapo
Danadana
Apáòka
Inlè
Irilè
Ibualamo
Isambu
Kare
Onisewe
Inkulé
Infamí
Oreluéré
Etutú
Edjá
Omínòn
Obérùnjá
Sete folhas mais usadas para Oxóssi
Ewê ode
Akoko
Ode akoxu
Etítáré
Iteté
Igbá aja
Bujê

Sincretismo
No Brasil, é sincretizado como São Sebastião. Em Salvador, no dia de Corpus Christi é realizada uma missa chamada de missa de Oxóssi, com a participação das ialorixás do candomblé da Casa Branca do Engenho Velho da Federação.

Cuba
Oxossi (ou Odé) é um orixá da santeria cubana. Representa o caçador infalível.
Ode é uma das deidades da religião yoruba. Na santeria, é sincretizado com São Alberto Magno e São Norberto. Particularmente em Santiago de Cuba, é “Santiago Arcanjo”.

Resumo
Ode é o orixá caçador.

O orixá
É considerado mago ou bruxo. Faz parte dos orixás guerreiros. Suas cores são azul e o coral.

Família
Filho de Obatalá e Yembó. Irmão de Xangô, Ogum e Eleggua. Esposo de Oxum, com quem teve o filho Logunedé.
Oferendas e danças
Sacrifica-se pombas, cabritos, galos, codornas, frangos, veados, galinha-de-angola, cutia, etc.

Haiti
No Haiti, as religiões predominantes são o vodu haitiano e o catolicismo.

Curiosidades
Oxóssi é citado na musica sertaneja A majestade o sabiá, cantada por Roberta Miranda e Chitãozinho e Xororó.

A majestade o sabiá
Meus pensamentos
Tomam formas e viajo
Vou pra onde Deus quiser
Um vídeo-tape que
Dentro de mim retrata
Todo o meu inconsciente
De maneira natural...

Ah! Ah! Ah!
To indo agora
Pr’um lugar todinho meu
Quero uma rede preguiçosa
Prá deitar
Em minha volta sinfonia
De pardais
Cantando para
A majestade o sabiá
A majestade o sabiá

To indo agora tomar
Banho de cascata
Quero adentrar nas matas
Onde Oxóssi é o Deus
Aqui eu vejo plantas lindas
E selvagens
Todas me dando passagem
Perfumando o corpo meu...

Ah! Ah! Ah!
To indo agora
Pr’um lugar todinho meu
Quero uma rede preguiçosa
Prá deitar
Em minha volta sinfonia
De pardais
Cantando para
A majestade o sabiá
A majestade o sabiá

Esta viagem dentro de mim
Foi tão linda
Vou voltar a realidade
Prá este mundo de Deus
Pois o meu eu
Esta tão desconhecido
Jamais serei traído
Este mundo sou eu...

Ah! Ah! Ah!
To indo agora
Pr’um lugar todinho meu
Quero uma rede preguiçosa
Prá deitar
Em minha volta sinfonia
De pardais
Cantando para
A majestade o sabiá
A majestade o sabiá

Roberta Miranda e Chitãozinho e Xororó

Filhos de Oxóssi
Adriana Calcanhoto - Cantora
André Marques - Apresentador
Carlos Casagrande - Ator
Cid Moreira - Apresentador
Emiliano Queiroz - Ator
Fagner - Cantor
Fernanda Montenegro - Atriz
Fernando Scherer (Xuxa) - Nadador
Flávio  Guarnieri - Ator (Filho de Gianfrancesco Guarnieri)
Gal Costa - Cantora
Gloria Perez - Dramaturga
Guta Stresser - Atriz
José Mayer - Ator
Miguel Falabella - Ator
Regina Braga - Atriz
Roberta Miranda - Cantora
Xororó - Cantor
Zé Ramalho - Cantor

Nenhum comentário:

Postar um comentário