terça-feira, 27 de setembro de 2011

O TEATRO - Teatro Realista

O realismo começou na França, na primeira metade do século XIX e opõe-se ao Romantismo, considerando que o mundo era independente da representação mental que o artista fizesse dela.

Pregava a atenção e fidelidade máxima ao real trazendo a reflexão sobre temas sociais. Real era considerado apenas aquilo que era percebido pelos sentidos, com observação e comprovação e sem abstrações.

A arte realista coincidiu com a predominância da mentalidade científica e a influência positivista, sendo que muitas peças mais pareciam teses.

As características do Realismo são: os ambientes localizados precisamente; a descrição de costumes e fatos contemporâneos; o gosto pelo detalhe mínimo, a linguagem coloquial, familiar e regional e a excessiva objetividade na descrição e na análise dos personagens. Destaque para Henrik Ibsen (Noruega - 1828- 1906), o maior nome do realismo no teatro começou com um romantismo nacional até adquirir as características realistas.

O Teatro Realista teve dificuldades para se impor na Inglaterra por causa da tradição poética de Shakespeare e do teatro Elizabetano, além da ação da censura. Seus principais autores foram: Oscar Wilde (1854-1900) escreveu espirituosas comédias da sociedade e Bernard Shaw (1856-1950) um Ibsen sem poesia, com muita perspicácia social, dentro da tradição inglesa da comédia de crítica social.

O Teatro Realista evoluiu na Rússia com Constantin Stanislavski, o grande ator, diretor e mestre de teatro, criador do famoso “Método”. Entre os principais autores, destacam-se: Nicolai Gogol (1809-1852) foi uma transição do romantismo fantástico para um realismo crítico, sendo a primeira expressão da escola realista na Rússia e Leon Tolstoi (1828-1910) que se aproxima do estilo de Ibsen, porém com grande religiosidade eslava.

Na França tudo começou com Eugene Scribe, na metade do século XIX, com suas peças de boa qualidade tratando de temas fúteis; Émile Augier (1820-1889) satírico dos preconceitos da sociedade burguesa e Alexandre Dumas Filho (1824-1895) com tendências românticas e melodramáticas, teve também características realistas em suas peças de críticas às convenções morais.

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