sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

DICIONARIO - P

PALCO: Espaço visual para o público ou área de cena. Tablado ou estrado destinado às representações, em geral construído de madeira, e que pode ser fixo, giratório ou transportável, bem como tomar várias formas e localizações em função da platéia, que pode situar-se à frente dele ou circundá-lo por dois ou mais lados. O proscênio, em oposição à cena. O conjunto que inclui o espaço de representação, os bastidores e os camarins; caixa de cena.

PALCO ELISABETANO: Também chamado de Palco Isabelino, é aquele que tem o proscênio prolongado, com um segundo plano (muitas vezes coberto) onde existem algumas aberturas, tais como janelas. Apareceu na Inglaterra no período de
Shakespeare, por isso também é chamado de Palco à Inglesa.

PALCO GIRATÓRIO: Aquele cujo madeiramento não é fixo, porém movido por mecanismos que permitem inúmeros e rápidos movimentos de cenários, e vários outros efeitos cênicos.

PALCO ITALIANO: Palco retangular, em forma de caixa aberta na parte anterior, situada ao fundo e em plano acima da platéia, provido de moldura (boca de cena), de bastidores laterais, de bambolinas e de cortinas ou pano de boca e, não raro, de um espaço a frente, destinado à orquestra (poço). É o mais conhecido e utilizado dos palcos modernos.

PANFLETAGEM: Termo julgado pejorativo por muitos, fala do teatro que prega um ideal, como posições políticas, filosóficas e religiosas. Uma peça autenticamente panfletária carece do ideal artístico e mais se assemelha a uma peça publicitária que intenta vender um produto.

PANO: Palavra impressa na última página do texto de cada ato, ou de toda a peça, para indicar o seu término.

PANO-DE-BOCA: O mesmo que cortina de boca, geralmente movimentado no sentido vertical. Está situado logo atrás da boca de cena.

PANO-DE-FUNDO: Sinônimo de rotunda. Às vezes pode ser um outro pano, à frente da rotunda do palco.

PASSADÃO: Tipo de ensaio que normalmente se dá quando uma produção está pronta. Consiste em que os atores passem rapidamente pelo espaço cênico na ordem de acontecimentos do espetáculo sem necessidade de texto, mas apenas para recapitular todo o desenvolvimento físico da peça.

PATROCÍNIO: É quando uma empresa ou pessoa paga toda ou parte das despesas de produção, como o cachê dos atores, conjunto plástico (figurino, maquiagem, iluminação, sonoplastia e cenografia), etc.

PERFORMANCE: Expressão artística de unidade variável que consiste em produzir determinados eventos por meio de gestos e ações sem contar qualquer história.

PERNA: Elemento que se caracteriza como limite lateral do palco. Tecido sem armação. O conjunto de pernas e bambolinas é parte da câmara negra.

PERSONAGEM: Papel interpretado pelo ator numa peça dramática. O ator não é o personagem, mas representa-a para o espectador, assumindo a personalidade, os traços psicológicos e morais da pessoa criada pela imaginação do dramaturgo. Cada um dos papéis que figuram numa peça teatral e que devem ser encarnados por um ator ou uma atriz; figura dramática.

PERSONAGEM PLANA: Personagem construída em torno de uma sói idéia ou qualidade. Em geral, são definidas em poucas palavras.

PERSONAGEM REDONDA: Personagem que apresenta várias qualidades ou tendências e, por essa razão, é multiforme, complexa, eliminando qualquer possibilidade de simplificação.

PERSONAGEM-TIPO: Que representa um tipo padrão de comportamento; máscara.

PLATÉIA: Até o início desse século era, na grande maioria dos edifícios teatrais, o pavimento entre a orquestra ou o palco e os camarotes. Nos teatros de hoje, é a parte destinada a receber o público, que se acomoda em poltronas, cadeiras, bancos ou arquibancadas. Em tese, a reação da platéia será a soma das reações individuais dos espectadores.

PONTO: Uma pessoa escondida que sussurra o texto ao ator no evento de tê-lo esquecido.

PONTO CEGO: Lugar desprivilegiado na platéia em que não se vê parte do placo ou espaço cênico.

PRATICÁVEL: Estrutura, usualmente em madeira, com tampo firme, usada nas composições dos níveis dos cenários. É construído em diversas dimensões e formatos e é normalmente modulado para facilitar as composições.

PRESENÇA DE PALCO (OU PRESENÇA CÊNICA): Termo também usado para a performance de um músico ou cantor. Presença de palco é a força com que um ator marca os espectadores ao desenvolver seu trabalho em cena. A presença de palco de um ator é medida somando sua potência de voz, entonação, expressão facial e física e até mesmo a força com que pisa e com que encara o público. Não existe uma fórmula para ser aumentar a presença de palco pois, embora possa ser reforçada com a especialização e a prática, às vezes constitui um dom natural.

PRODUTOR: Objetiva a organização, coordenação e realização de uma obra artística.

PROJETOR: Aparelho elétrico de iluminação dispondo de lentes e refletores destinados a projetar sobre a cena um foco de luz.

PROSCÊNIO: À frente do palco; ante cena. Prolongamento no mesmo nível do palco projetado até o público que se adapta a diversas formas e dimensões.

PROTAGONISTA: Personagem principal; aquela que ganha o primeiro plano na narrativa.

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