sexta-feira, 16 de março de 2012

A família Addams - O Musical


Produtores, direção e elenco se reuniram na última segunda-feira, no Teatro Abril, em São Paulo, para apresentarem a versão brasileira do musical “A Família Addams”, estrelada por Marisa Orth e Daniel Boaventura, nos papeis de Morticia e Gomez Addams. Além das entrevistas, três cenas foram mostradas à imprensa, adiantando um pouco do que o público de São Paulo poderá ver a partir desta sexta, 02/03. Em cartaz em Nova York desde abril de 2010, o Brasil é o primeiro país a adaptar o musical, inspirado nas criações do lendário cartunista americano Charles Addams.

A trama retrata o pesadelo dos Addams, onde Wandinha (interpretada por Laura Lobo), a primogênita de Morticia e Gomez Addams, transforma-se em uma jovem mulher e está apaixonada por um doce e inteligente rapaz de uma família tradicional. Para os pais da última princesa das trevas, esse é um acontecimento que pode alterar toda a rotina da família, pois eles terão a missão de organizar um jantar para o jovem e seus pais, mesmo sem o consentimento pleno de todo o clã.
 
A primeira cena, intitulada como “Pra quem é Addams”, traça um perfil geral sobre o modo de ser, pensar e agir de toda a família; é a descrição perfeita sobre como deve ser um verdadeiro Addams. As duas últimas cenas apresentadas para a imprensa foram embaladas pelas músicas “Bom caminho” e “Só dessa vez”. Na primeira canção, Wandinha reflete sobre os seus novos sentimentos e explica que a sua estrada mudou, que ouve o som dos pássaros e que tudo aquilo que detestava anteriormente agora a segue; ela está feliz e sente-se estranha, pois não sabe exatamente como agir. E em “Só dessa vez”, a jovem tenta convencer seus familiares de que eles precisam aparentar normalidade para que não assustem o pretendente Lucas (interpretado por Beto Sargentelli), durante o jantar de apresentação das famílias.

Uma das protagonistas do musical, Marisa Orth explica o quanto acha oportuno fazer a “Família Addams” no mundo de hoje. “Eles têm orgulho de suas feiuras, de suas sujeiras, de suas imperfeições, de sua sexualidade, bem diferente da família margarinizada e perfeita. Os Addams são uma metáfora do parente feio e do cachorro fedido da família. Eles expõem tudo aquilo que as famílias reais escondem quando alguém chega”, enfatiza a atriz.
 
Marisa Orth, que foi até Nova York para assistir ao espetáculo, afirma que o público brasileiro assistirá uma versão dramaticalmente melhorada da peça original. Ela explica também que ser a esposa de Gomez é um papel almejado há muito tempo. “Morticia Addams é o papel que muitas atrizes querem fazer, né? Tem gente que sonha em fazer a Julieta, mas eu sonhava com a Morticia”. Aos risos, a atriz enumera algumas semelhanças com sua personagem: “Eu posso ser agressiva, vaidosa, sexy, afetuosa, elegante, cafona, tudo ao mesmo tempo”.

Consagrado ator de musicais brasileiros, Daniel Boaventura conta que buscou inspiração em um dos mais famosos personagens de Chico Anísio para compor Gomez, o chefe do clã dos Addams. “Eu me inspirei muito nos trejeitos de Alberto Roberto, que é fenomenal e porque o Chico é um gênio”. E no que depender do entusiasmo do ator, o musical, que segue em turnê pelos Estados Unidos, será um sucesso no Brasil. “Fizemos três apresentações com a faixa etária mais variada possível e conseguimos agradar muito. Então, a nossa expectativa é a melhor possível”, comenta o ator.
 
Também orgulhoso pela produção brasileira do espetáculo, o consultor criativo e premiado diretor Jerry Zaks – atualmente na Broadway com “A Família Addams” e “Mudança de Hábito”, mas também responsável pela direção de atrizes como Meryl Streep e Diane Keaton, além de alguns episódios de “Two and a Half Men” – fala sobre os desafios de trazer o espetáculo ao país. “A maior dificuldade foi traduzir para a língua portuguesa e descobrir uma forma de adaptar as palavras de uma maneira que fizessem sentido para o público brasileiro, com cuidado para manter as rimas”, esclarece o diretor, que não poupa elogios ao elenco brasileiro: “Estou confiante de que encontramos as melhores pessoas. Me diverti no Brasil e fiz amigos. A palavra para esse elenco é ‘maravilha’”, finaliza.
 
A Família Addams

Versão brasileira é assinada por Claudio Botelho.
 


Endereço: Avenida Brigadeiro Luís Antônio
Horário: Quintas e sextas, às 21h; sábados às 17h e domingos, às 16h e 20h
Classificação Indicativa: 12 anos
Telefone: (11) 4003-6464
Depois de “O Fantasma da Ópera”, “A Bela e a Fera” e “Mamma Mia”, chega a vez de “A Família Addams” subir aos palcos. No elenco, Marisa Orth e Daniel Boaventura dão vida ao casal Morticia e Gomez Addams. Os filhos, Wandinha e Feioso são encarnados por Laura Lobo e Nicholas Torres. Para completar o time, Iná de Carvalho (Vovó Addams), Claudio Galvan (Fester) e Rogério Guedes (mordomo Lurch).

Claudio Botelho assina a versão brasileira, que tem direção de Jerry Zaks. Inspirado na bizarra e querida família criada pelo cartunista Charles Addams, o musical se tornou uma das mais bem sucedidas produções da Broadway. Agora no Brasil, a peça apresenta o maior pesadelo de todos os pais: a filha mais nova cresceu e se apaixonou por um jovem de uma família tradicional. Gomez e Morticia são então forçados a organizar um jantar para conhecer o pretendente da filha e sua família “normal”.

A Familia Addams
Teatro Abril
Tel.: (11) 4003-6464
Quintas e sextas, às 21h; sábados às 17h e domingos, às 16h e 20h
Espetáculo não recomendado para menores de 12 anos
Data de término não informada

Um comentário:

  1. Se alguém do interior de SP for ao espetáculo, me contacte pelo face: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001972824157

    ResponderExcluir